
Lembro me de uma das primeiras discussões sobre moda e arte que tive na faculdade. Falamos de moda como uma arte dos novos tempos e como os estilista são verdadeiros artistas que no lugar da tela, usam os tecidos para fazerem verdaeiras obras de arte.
Acontece que hoje, estes estilistas/artistas andam sofrendo com o mercado consumidor que por muitas vezes não entendem suas artes. Quantas vezes já fui questionada sobre quem usa os looks desfilados nas passarelas e tive de explicar que aquilo, na maior parte das vezes são as peças conceituais, criadas para mostrar a essência da coleção.
Como disse, essas peças são conceituais, o que nos leva a entender, que os produtos comercializados nas lojas são releituras ou produtos declinados, que foram adaptados a realidade dos consumidores. Porém, existem estilistas fiéis a passarela, que levam aqueles produtos para a loja, como é o caso do estilista Ronaldo Fraga.
Ronaldo é um dos nomes mais importantes do cenário brasileiro da moda. Suas coleções trazem sempre um pedacinho de nosso país e são verdadeiras obras de artes. Acontece que no fim da semana passada, li a noticia que Ronaldo esta fechando sua única loja fisica aqui em sampa. Motivos? Não precisamos nem pensar mto para saber...NÃO VENDE!
Como é triste ver estes artistas saindo do line up da SPFW, fechando as portas de suas lojas e por ai vai...Fico realmente triste em ver que à esses estilistas, poucos patrocinios são oferecidos e infelizmente, por falta de dinheiro são obrigados a parar!
Até quando gente???
MODA é ARTE e assim como um quadro valioso, custa CARO!